Por vezes, é normal sentir que a vida que levamos na Terra - e que consiste no que chamamos de "vida real", com tópicos como trabalho, família, relacionamentos, posicionamento político, ocupando as principais fileiras de nossa atenção -, é normal sentir que esta vida se impõe de tal forma que não temos tempo para mais nada. Nossa educação espiritual fica, então, comprometida e deixada em segundo plano.

Quando isso acontece com muita frequência, acabamos por nos desarmonizar espiritualmente. 

A desarmonização ocorre quando nós nos desligamos pouco a pouco dos ensinamentos do Cristo, fazendo com que nosso crescimento fique estagnado, abrindo portas para que os maus hábitos que nos esforçamos para erradicar voltem a atrapalhar nossa jornada. 

Infelizmente, é difícil perceber quando nos desarmonizamos, a não ser que estejamos muito atentos ao que se passa em nossa mente e coração. Assim percebemos que estamos mais irritadiços, mais propensos a reclamar e a nos sentirmos, de modo geral, insatisfeitos. 

É importante mantermos em mente o ensinamento que Jesus que nos diz para, constantemente, orar e vigiar. Dessa forma, caso nós encontremos desarmonizados saberemos reconhecer os sinais e trabalhar para que nos rearmonizemos. Essa rearmonização pode ser através do estudo do Evangelho e dos demais livros espíritas que podem ser encontrados tanto na internet, quanto em livrarias e bibliotecas; da prática diária ou semanal do Evangelho no lar; da freqüentação de casas espíritas ou grupos sérios de estudo; e principalmente da aplicação dos princípios de conduta da caridade, da fé, do amor e do respeito. 

Mais do que nosso corpo, nossa mente é um templo. É dentro dela que vivemos, é através dos pontos de vista ali guardados que interpretamos nossas experiências no mundo. Assim, é imprescindível que esse templo seja mantido em boas condições e protegido de pensamentos negativos que comprometerão nossa vida espiritual e, por consequência, nossa vida terrena. 

Estejamos então sempre atentos ao que se passa em nosso espírito, para que ao menor sinal de desarmonização, saibamos corrigir nossos pensamentos e condutas, sempre com a nossa melhoria pessoal e espiritual como prioridade: a vida terrena, com todos os seus problemas, é efêmera e passageira, mas a vida do espírito é eterna.